Toda Crise leva as pessoas a sentimentos de derrota e de impotência. Isto é fato inegável. Mas como combater estes sentimentos? Em primeiro lugar entendendo a necessária finitude da vida. Depois, entendendo que todos tem uma missão neste intervalo de tempo o qual passamos neste nosso mundo. Por fim, fazer desta missão uma realização pessoal.
Entender a finitude da vida é aceitar que, independentemente do que façamos, um dia, não estaremos mais por aqui. Prolongar esta estada é fundamental para que possamos realizar nossa missão aqui de forma plena.

Nas empresas dos mais diferentes tamanhos e abrangências geográficas, as missões de cada um se delineiam pelos cargos e funções que vamos galgando a cada passo. Ao fim, vemos que nossa missão, quando empresários ou colaboradores que somos, orbita sempre em ajudar a melhorar e perenizar as companhias. O que, essencialmente, nos permite realizar nossa missão é um razoável nível de sanidade mental. Se deixarmos o medo e a apreensão, a ansiedade e a visão de túnel prosperar, a qualidade das tomadas de decisão será muito ruim. E assim será nosso futuro.

Como manter uma mínima sanidade mental? Primeiro ponto: o que de pior pode acontecer nesta Crise? Ter que começar novamente. Ruim? Evidentemente! Mas não é finitude. Bom, não sendo finitude, deixemos de pensar nisto. Não pensemos nos problemas, mas nas soluções. E rir é importante. O continuo macerar da situação, o pensar sempre nos malefícios da crise, nas faltas de saídas, etc. só nos leva a não apreciar as oportunidades que se mostram presentes. Faça um exercício: procure coisas que você gosta e foque nelas. Agora veja onde estas coisas – boas – podem abrir oportunidades para você e sua empresa. Verá que sua visão muda. Oportunidades aparecem e você e sua empresa se reinventam e começa a superação. Ao contrário, envolvido com o problema, pensando focado na possibilidade de tudo dar errado, as oportunidades não vem, as soluções não se mostram presentes e você cai na crise.

Compartilhe suas questões com quem tem experiência na superação de crise. Vai ser muito mais fácil manter sua sanidade mental e passar por esta crise. Conte uma boa piada, relaxe o ambiente, foque em coisas que lhe dão prazer e sentimento de realização. Aplique isto no seu dia-a-dia e sua sanidade mental lhe trará frutos, com certeza. A ajuda, nestes casos, é fundamental para o sucesso.