Dica de Governança: tudo o que você tem de pagar deve estar registrado em um sistema, seja ele um caderno, planilha ou sistema ERP. O que não estiver registrado, simplesmente não existe. Passe a registrar: credor, CNPJ, número do boleto e data limite de pagamento. Preferencialmente classifique em Custo ou Despesa e ainda de que área – produção, comercial, administrativa, etc.

Lembre que impostos e salários, leis sociais, etc são também obrigações que você tem e devem ser lançadas no controle. Antes de termos o real numero que somente é apurado após cálculos pela área de contabilidade, estime um valor com base histórica e lance no controle. Trate-o como uma renegociação de pagamento quando receber o valor correto da contabilidade. As datas pouco mudam, os valores podem mudar. Ordene por data de vencimento. Você terá a sua Previsão de Saída de Caixa.

Dica de Governança: tudo o que você tem a receber deve estar registrado também. Registre numero da nota fiscal de venda, numero de cada boleto correspondente e cada data de vencimento. Ordene por data de vencimento. Pronto: você tem seus Recebíveis organizados.

Para manter o controle das renegociações, crie um padrão simples, uma planilha de controle de renegociações, tirando do controle original de pagamentos o item renegociado e o colocando nesta nova planilha, com suas novas datas e valores – lembre-se de incluir multa, juros etc. no novo valor. Juntando a Planilha Original com a Renegociada você terá o Fluxo de Saídas. O mesmo procedimento vale para Recebimentos: se não receber, tire da Original e coloque na Renegociada. Terá ai o Fluxo de Entradas.

As duas juntas lhe dão o seu Fluxo de Caixa. Isto lhe faz sempre ter de negociar com o credor e devedor, mantendo informados de sua expectativa de pagamento e de recebimento. Esta ação melhora substancialmente o relacionamento e confiança na cadeia de valor onde você está inserido.

Simples, não? Mas você sabe que poucos aderem a este controle e uma maioria se perde no dia-a-dia por não seguir processos simples como este? Você tem controle sobre suas renegociações? Você sabe o quanto deve a mais para à frente por ter renegociado pagamentos que já deveriam ter sido efetivados? Sabe quanto de fato tem a receber de seus clientes? Consegue ver e se preparar para dias onde Pagar vai ser superior a Receber? Conte com a Tarvos Partners para organizar seus processos de Contas a Receber e a Pagar e simplifique sua vida.